Sobre o espaço livre
A Creche Escola Espaço Livre foi fundada 1996. Em 2001 a pedagoga Rosângela Cardoso Sales assumiu sua gestão e a transformou numa creche-escola moderna.
O Espaço Livre é um estabelecimento de ensino criado de acordo com a nova Lei de Diretrizes e Bases da Educação, devidamente autorizado a funcionar com Berçário, Maternal, Educação Infantil e Ensino Fundamental (Portarias nº 231-98 e 245-99, Processo 03/10.401.471-99), mantido pela sociedade comercial denominada Centro Educacional Espaço Livre EIRELI.
Missão
A filosofia do Espaço Livre encontra-se fundamentada nos ideais de Henri, Piaget, Freinet, Vygotsky, Paulo Freire, Emília Ferreiro, Wallon e Fernando Cesar Capovilla.
Segundo o educador Paulo Freire, “ninguém educa ninguém. Ninguém educa a si mesmo. Os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.”
O Espaço Livre tem por missão proporcionar ao educando o desenvolvimento intelectual, emocional, físico e social, ajudando a construir além da aprendizagem, cidadãos comprometidos, éticos e solidários, respeitando a dignidade, o valor e as características únicas de cada indivíduo, valorizando, assim, a qualidade de vida, a prática de pensar com liberdade, de sonhar e de planejar com os pés na realidade e os olhos no futuro.
Os pais estão sempre convidados a participarem das atividades do Espaço Livre, como: reuniões, encontros família-escola, palestras, eventos, entre outros.
PrOpOSTa pedaGÓGICa
Buscamos uma pedagogia da infância que significa construir um círculo centrado no caráter lúdico da aprendizagem e qualificar as interações das crianças com os adultos, com elas próprias e com o mundo, a partir de várias linguagens expressivas.
A concepção teórica que alicerça nossa proposta se inspira nas contribuições de diversas áreas além da pedagogia, onde destacamos a psicogenética (Piaget), o sóciointeracionismo (Vygotsky) e a afetividade (Wallon). Cada uma destas abordagens avança em aspectos diferenciados, buscando a integração da criança através dos fatores biopsicológicos e socioculturais. Tais fatores são precursores de todas as atividades, contribuindo para um desenvolvimento mais amplo nessa fase da infância, e respeitando as tendências que, no entanto, nos faltam da combinação de duas concepções: fônica e linguagem total baseada o ensino dinâmico das relações grafema-fonema, de modo sistemático e lúdico, fortalecendo o raciocínio e a inteligência verbal, como nos diz Fernando Capovilla.